Consumo de produtos com metais pesados são prejudiciais a saúde. Prime Agro alimenta o mundo de forma sustentável e responsável

Por: Maria Eduarda de Sá

Cliente: Prime Agro

Você sabia que não é saudável utilizar produtos com metais pesados? É isso mesmo. Por isso, é necessário ter muita atenção e cuidado em todos os processos para garantir que os alimentos sejam sustentáveis, nutritivos e seguros para serem consumidos.  A empresa Prime Agro pensa sempre no consumidor final prestando uma agricultura sustentável.

Os riscos para a saúde, são quando os metais pesados entram em contato com o organismo, e se unindo a dois elementos essenciais do corpo: proteínas e enzimas, fazendo com que não funcionem, o que pode levar até à morte. Mesmo assim, o corpo também precisa de pequenas quantidades de alguns desses metais, como o cobre, que nos ajuda a absorver vitamina C.  Mas claro que em concentrações altas, porém, os mesmos metais são tóxicos

A Nutricionista Ana Julia Barcelos explica que estamos expostos a metais pesados diariamente, pois eles podem ser encontrados na água, alimentos, utensílios domésticos, solo, ar, cosméticos, medicamentos entre outros locais. “Essa diversidade de locais é alarmante, pois aumenta seu acúmulo no nosso corpo e precisamos ter cuidado, pois a exposição excessiva pode ser responsável por desordens endócrinas e metabólicas prejudicando diretamente nossa saúde e desencadeando doenças como: Parkinson, Alzheimer, TDAH, câncer, aumento da produção de radicais livres, alterações enzimáticas, insônia, depressão, doenças autoimunes, entre outras” explica a profissional.

Ana Júlia também ressalta a importância de ler rótulos. “Com objetivo de minimizar a contaminação dê preferência para alimentos orgânicos e leia o rótulo dos produtos de maquiagem e higiene que utiliza, não esquecendo também dos utensílios de cozinha que você tem em casa”, afirma.

Alguns metais como mercúrio, chumbo, cádmio e cromo podem reduzir a produtividade no campo e provocar sérios danos à saúde de pessoas e de animais. O acúmulo por anos pode causar desde alergias a cânceres, aborto e deformação fetal. Por isso, prefira sempre empresas que oferecem produtos 100% livres de metais pesados.

Como a Prime tem feito, ajudando a cultivar e a alimentar o mundo de forma sustentável e responsável, otimizando recursos e visando o aumento da produtividade, por isso trabalha incansavelmente para extrair o máximo potencial dos solos e das lavouras.

Leave a Reply

Your email address will not be published.