Como Identificar compra de Seguidores

Por Hanna Vitória (Ares Comunicação)

O assunto é polêmico, mas é de extrema importância para marcas que queiram  fechar parcerias com influencers e demais atuantes no digital.

Não é de hoje que a galera compra seguidores para forjarem números e enganar as pessoas, mas ultimamente essa prática tem sido desmascarada facilmente.

Não somos especialistas no assunto mas selecionamos algumas dicas que podem ajudar na hora que saber se aquele perfil tem seguidores reais ou não:

  • Análise o número de seguidores e curtidas
  • A primeira dica é fazer uma comparação do número de seguidores que a conta tem com o número de curtidas que os post normalmente tem. A lógica é simples, quanto mais seguidores uma pessoa tiver consequentemente mais curtidas ela vai ter, a não ser que seja uma conta inativa. Mas de qualquer forma uma conta que fica parada por muito tempo, acaba perdendo muitos seguidores por dia.

  • Veja os perfis que seguem e interagem com a conta
  • Essa talvez seja a dica mais importante, quando você compra seguidores de alguém, aquele vendedor não sai mandando pessoas reais seguirem você. Ele tem diversas contas criadas onde na maioria das vezes não tem foto de perfil, tem um número muito reduzido de seguidores e poucas ou nenhuma postagem. Acontece também das postagens serem coisas sem nexos ou pornograficos.

  • Análise os comentários
  • Analisar os comentários é o mesmo sistema das curtidas, quanto mais seguidores mais comentários. Mas queremos dar um destaque, de que seguidores comprados, nem sempre comentam coisas grandes e com nexo, lembrando que eles tem muitas contas para “administrar”. Então tenha atenção não só ao número mas ao tipo de comentário.

  • Peça provas de engajamento
  • Antes de fechar qualquer parceria peça ao dono da conta que ele mande pra você prints do painel profissional dele. E se atente se realmente é daquela conta! O ideal é procurar uma agência de influenciadores,  como a Ares Comunicação.